domingo, 11 de dezembro de 2011

a ética da leitura e sua origem judaica



11/12/2011
Ética da leitura significa uma ética não normativa,não ligada ao comportamento, a regras, normas, leis. Não ligada à Ética a Nicomaco de Aristóteles.
Ética da leitura é uma ética que reflete sobre a leitura. Sobre a escrita (alfabética) e seus efeitos sobre os modelços de pensamento, sobre perspectiva.
Se há uma ética e uma moral ligadas ao comportamento, elas são efeito de uma visão da filosofia grega e da tradição clássica.
Se há uma ética da leitura, ela é fruto da intervenção da tradição judaica.Pois o episódio fundamental pelo qual a tradição judaica abriu um espaço tão monumental na tradição ocidental (via releitura cristã e protestante) é o ppisódio da transcrição de decálogo (que Deus ditou e Moisés escreveu ou que Deus escreveu e entregou a Moisés). Um episódio em que, somente por meio da escrita, o destino de um povo irá-se transformar. Força de um texto, narrativa decisiva, construção de um mito, que se trona chave de leitura. .
Na tradição ocidental há duas vertentes: uma grega ou gréco-cristã e uma judaica. Elas formulara duas visões sobre a origem da escrita, duas visões sobre a ética.
por isso: ética da leitura.




 

  (la quadratura del cerchio )

Nenhum comentário:

Postar um comentário