La fine dell´egemonia del dollaro
Termina a hegemonia do dólar
Nel
1947 a Bretton Woods (Stati Uniti) i vincitori della Guerra Mondiale
hanno fissato il nuovo sistema mondiale economico, la cui base è il dollaro (e non
più l´oro). La notizia storica di oggi (26/12/2011) è che Giappone e Cina rinunciano al dollaro nelle loro transazioni bilaterali. Si tratta di circa 300
miliardi di dollari. 10 volte il PIL dell Paraguay (una cifra che permette di comprare vari stati).
Cina
e Giappone liberano così 300 miliardi di dollari per altri
investimenti. Un poderoso aiuto all´economia del Giappone, un enorme
rafforzamento della già aggressiva economia cinese.
Adesso è necessario che l´Onu assuma un governo mondiale. Siamo stati amministrati da olandesi (nel ´500) , poi dagli Inglesi (fino al ´900) e poi dagli americani. Possiamo evitare di essere amministrati dai cinesi... è il momento d´oro per il Brasile, di stabilire un´alleanza con la Cina e ottenere l´ingresso nel Consiglio di Sicurezza...
Em 1947 em Bretton Woods (Estados Unidos) os vencedores da Segunda Guerra Mundial fixaram o novo sistema econômico mundial, cuja base é o dólare americano(e não mais o ouro). A notícias histórica de hoje (26/12/2011) é que Japão e China renunciam ao dólar nas transações bilaterais. Trata-se de cerca de 300 bilhões de dólares. 1o vezes o PIB do Paraguay (uma quantia que permite comprar vários estados).
China e Japão liberam assim 300 bilhões de dólares para outros investimentos. Uma poderosa ajuda para a economia do Japão, um enorme alavanca para economia chinesa, já tão agressiva.
Agora é necessário que a ONU assuma um governo mundial. Fomos administrados pelos holandeses (em 1500), depois pelos ingleses (até 1900) e, finalmente, pelos americanos. POdemos evitar de ser agora administrados pelos chineses... é um momento de ouro para o Brasil, para estabbelecer uma aliança com a China e obter um
In Mao we trust
In God we trust
Le monete cinesi e giapponesi richiamano qualcosa di favoloso orientaleggiante. É arrivato il momento della trasformazione, in God we trust.../ As moedas chinesas e japonesas aludem a algo de fabuloso e oriental. Chegou a hora da transformação. In God we trust.
In God we trust? Sembra che qualcosa deve cambiare
In God we trust? Parece que algo deverá mudar
China e Japão fecham amplo acordo finaceiro (Estado de São Paulo, 26/12/2011)
Os
governos chinês e japonês revelaram ontem um pacote inovador de acordos
financeiros elaborados para estreitar a ligação entre a segunda e a
terceira maiores economias do globo, em uma iniciativa que pode elevar o
status do yuan (moeda chinesa) para o de uma divisa internacional e
solucionar as dificuldades que as empresas com sede no Japão tinham para
seus negócios na China.
As diretrizes visam ainda reduzir o uso do dólar americano nas trocas cambiais entre os dois países. Os acordos incluem um plano para que uma entidade ligada ao governo japonês venda bônus denominados em yuans na China, o que representa um impulso para os esforços de Pequim de aprofundamento do mercado doméstico de capitais.
As diretrizes visam ainda reduzir o uso do dólar americano nas trocas cambiais entre os dois países. Os acordos incluem um plano para que uma entidade ligada ao governo japonês venda bônus denominados em yuans na China, o que representa um impulso para os esforços de Pequim de aprofundamento do mercado doméstico de capitais.
Japan's total trade with China (imports and exports combined) rose by 30 per cent year-on-year to $301.9 billion last year, exceeding $300 billion.
http://www.rediff.com/business/slide-show/slide-show-1-japan-quake-hit-chinas-supply-chain/20110330.htm)
Nenhum comentário:
Postar um comentário